Por que o inglês tem o “Chá das Cinco”?

Aproveitando o pouco de frio que nos resta ainda este ano, trago um assunto bem propício para esse finzinho de inverno: o chá.

A história é longa (mais de 4 milênios). Então vou dividir o assunto em alguns posts. 

Neste, vou focar no assunto do título: de onde surgiu o clássico hábito inglês de beber chá.

Em 1662, o recém coroado Rei Carlos II da Inglaterra casa-se com a Princesa portuguesa Catarina de Bragança, filha do Rei João IV. Ela traz como dotes os territórios de Tânger (cidade portuária marroquina ao norte da África, valioso ponto de passagem entre os continentes africano e europeu) e Mumbai (antiga Bombaim, na costa oeste da Índia e maior cidade do país). Mas, como Catarina era grande consumidora de chá por ordens médicas, também trouxe como dote de casamento um serviço de suprimento de ervas diretamente da China, já que Portugal tinha colônias por lá e dominava o comércio de ervas e especiarias há mais de 200 anos. 

Rei Carlos II da Inglaterra e sua consorte, a Princesa portuguesa Catarina de Bragança

O hábito da nova Rainha da Inglaterra de servir chá à realeza no fim da tarde tornou-se rapidamente conhecido, elegante, popular e cobiçado, por ser um produto muito caro devido aos altos custos de transporte e impostos. A marmalade (originalmente a marmelada portuguesa que conhecemos da fruta marmelo, mas que ficou famosa como geléia de frutas cítricas na Inglaterra) tradicionalmente acompanhando o serviço e, até hoje, fortemente associada ao “Chá das Cinco”, também foi introduzida ao ritual por Catarina.

O chá, as louças chinesas e a geléia foram hábitos trazidos por Catarina. Serviço completo!

E (uma tese controversa, mas interessante) o nome “tea” (chá, em inglês) viria das letras T.E.A., estampadas nas imensas caixas de madeira em que as folhas de chá eram transportadas. O curioso é que T.E.A. refere-se ao serviço exclusivo da Coroa Portuguesa à época: o “Transporte de Ervas Aromáticas”, .

Mas por que, em português, a bebida chama-se chá? E por que colocam leite em alguns tipos de chás? Quem inventou o chá gelado? Assuntos pros próximos posts… “Chá” ou “”Tea”? Tem diferença? e Chá gelado, com leite e outras inventações.

Quer saber de mais histórias e curiosidades? Assine o www.edusantoro.blog!

Publicado por Edu Santoro

Mais de 30 anos de experiência nas áreas de produção internacional, gestão de problemas, planejamento, logística e execução dos mais diversos tipos de produtos e eventos. Além de Restauranteur, enófilo e empreendedor, palestrante, curioso nível hard, é apaixonado por História, viagens, fotografia, tecnologia, cervejas, vinhos, whiskeys, whiskys, culinária, Agilidade e qualquer ferramenta ou conhecimento - ainda que não relacionado à sua formação de origem - que possa auxiliar na meta de tornar a vida mais leve e prática. Pra completar, mais duas paixões: o storytelling e o prazer de difundir o que aprende.

2 comentários em “Por que o inglês tem o “Chá das Cinco”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: